[email protected] (048) 3307-1396

Como é a consulta com uma nutricionista

Como nutricionista em Florianópolis, acredito que a consulta nutricional é construída de forma personalizada, é única, como as pessoas que estão sendo consultadas.

Assim como não existe um organismo igual ao outro, também não existe uma dieta ou alimentação que sirva para todos.

Não acredito que uma dieta radical, monótona ou difícil de ser colocada em prática traga resultados duradouros.
Vejo a alimentação como uma fonte de saúde, energia e bem estar. Acredito que alimentação é muito mais do que “comer”, alimentar-se é nutrir-se, aproveitar cada benefício que o alimento carrega para trazer mais vida ao nosso corpo e mente.

Também acredito que alimentação deve ser gostosa no sentindo mais amplo possível. Gostosa no sabor, na satisfação de provar uma comida que dá água na boca. Gostosa no prazer de cozinhar. Gostosa na alegria de reunir a família e os amigos em torno de um jantar.

Reunindo estes conceitos, entendo a nutrição como uma poderosa ferramenta para ter saúde e aproveitar todo o potencial dos alimentos, utilizando as mais recentes evidências científicas.

Então como é uma consulta com uma nutricionista?

Para que você entenda melhor, vou dividir a consulta desta forma:

Conversa: a consulta é iniciada com uma conversa, para saber o que motivou o paciente a procurar uma Nutricionista. Os motivos são os mais variados: tratar doenças (doença celíaca, dislipidemias, etc), melhorar a resposta ao tratamento medicamentoso, perder peso, ganhar massa muscular, melhorar a composição corporal, prevenir doenças, aprimorar a qualidade de vida, etc.

Anamnese: a anamnese é dirigida, feita a partir dos motivos e demandas pessoais variando conforme o paciente. Busca-se saber por exemplo sobre a história da composição corporal, histórico médico (doenças, cirurgias, uso de medicamentos, exames recentes), histórico alimentar e nutricional, prática de atividade física, hábitos fisiológicos (intestinais e urinários), histórico familiar de doenças, etc.

Exame físico: será para aferição de medidas antropométricas (peso, altura, prega cutânea, etc) e aspectos físicos (condições de cabelos, unhas, pele).

Após ter feito uma análise dos dados obtidos e concluído o diagnóstico nutricional, partimos para a prescrição nutricional.

Prescrição nutricional: é personalizada, e pode envolver plano alimentar, orientações, suplementos alimentares, entre outros. A prescrição poderá ser feita e entregue no momento da consulta ou nos dias seguintes. É importante lembrar que a prescrição nutricional é individual, portanto, não deve ser compartilhada com outras pessoas, pois não se adequará ao organismo delas podendo causar prejuízos a saúde.

Consultas seguintes: o tempo de acompanhamento e o tempo entre cada consulta dependem de cada caso. O importante é seguir as orientações da sua profissional e tirar as suas dúvidas com ela, pois foi quem fez sua consulta e esta coordenando o seu tratamento.

Abraços,

Cléo Luchini
Nutricionista

Caso você tenha alguma dúvida, escreva para [email protected] ou deixe sua pergunta e email nos comentários que eu entrarei em contato.

Você gostou deste artigo? Deixe seu comentário, é muito importante receber sua participação!