O exame de bioimpedância elétrica corporal serve para determinar a composição corporal de um indivíduo. Esta medição é necessária para avaliar o paciente e acompanhar os resultados do tratamento de forma eficiente. Existem diversas formas de medir a composição corporal dos pacientes (através da aferição de dobras cutâneas, pesagem hidrostática, tomografia, entre outros).
Qual a vantagem da bioimpedância elétrica?
A bioimpedância é um método muito seguro, estas são algumas das suas vantagens:
- Não invasivo
- Indolor
- Não precisa usar roupas curtas (menor exposição do paciente)
- Rápido
- Seguro
Existem diversos tipos de equipamentos de bioimpedância elétrica, alguns mais simples com medições apenas de gordura corporal e outros completos com medição de outros componentes do corpo humano.
O aparelho usado em meu consultório é um equipamento de medição completa da marca Tanita®. A Tanita® é uma marca japonesa e é reconhecida mundialmente sendo inclusive utilizada em estudos de composição corporal.
É um equipamento com 8 eletrodos de contato com o corpo, permitindo uma avaliação segmentada: composição corporal do braço direito, braço esquerdo, perna direita, perna esquerda e tronco.
Como é realizado o exame?
O exame é rápido, prático e indolor. O paciente sobe na balança e segura as manoplas. Em poucos segundos o aparelho emite uma corrente elétrica que passa pelos tecidos do paciente. Conforme a resistência dos tecidos a corrente elétrica é determinada a composição corporal.
Orientações para realizar o exame:
- Não praticar atividade física no dia da avaliação
- Não consumir bebidas alcóolicas e bebidas com cafeína (chá mate, café, chá verde, energéticos e refrigerantes com cafeína) no dia da avaliação
- Retirar metais que estejam em contato com o corpo (óculos, brincos, colares, sutiãs com aro, roupas com botões e zíper).
- Utilizar roupa leve e que não tenha metais – calça de moletom, vestido de malha, etc.
- Esvaziar a bexiga antes do exame.
Com a avaliação de bioimpedância é possível saber se o paciente reduziu seu peso perdendo gordura ou músculos ou água, se o paciente precisa ganhar músculos para ter uma melhor saúde ou se o seu peso é devido a uma massa óssea maior, etc. Estes são dados fundamentais para a avaliação correta do paciente e para o bom acompanhamento do tratamento.
Na consulta nutricional já está incluída a avaliação corporal por bioimpedância.
O exame também está disponível para pessoas que não são pacientes e queiram acompanhar sua composição corporal.
Agende seu horário!!
Cléo Luchini
Nutricionista