Como nutricionista em Florianópolis, acredito que a consulta nutricional é construída de forma personalizada e única, como as pessoas que estão sendo consultadas. Na Cléo Luchini Nutrição Clínica, não trabalhamos com “cardápios pré-prontos”, todo o tratamento será individualizado e pensado para atender a sua rotina, com seus gostos, horários e objetivos.
Para realizar a consulta, utilizo ferramentas validadas em estudos e assim conseguir as informações necessárias para um tratamento de qualidade.

Para que você entenda melhor, vou dividir a consulta desta forma:

Conversa: a consulta é iniciada com uma conversa, para saber o que motivou o paciente a procurar uma Nutricionista. Os motivos são os mais variados: diabetes, excesso de peso, baixo peso, colesterol elevado, instetino preso, etc.

Anamnese: este é o momento de coletar informações sobre a saúde do paciente e o funcionamento do seu corpo: histórico médico (doenças, cirurgias, uso de medicamentos, exames recentes), histórico de peso, histórico alimentar e nutricional, prática de atividade física, hábitos fisiológicos (intestinais e urinários), histórico familiar de doenças, etc. No caso de bebês e crianças também serão solicitadas informações sobre peso ao nascer, amamentação, entre outras.

Exame físico: será para aferição de medidas antropométricas (peso, altura, prega cutânea, bioimpedância, etc) e aspectos físicos (condições de cabelos, unhas, pele, etc). O paciente precisa estar com roupas leves e sem metais como zíper ou ilhós, não deve ter ingerido bebidas com cafeína ou álcool e nem praticado atividade física intensa no dia da consulta. Bebês podem vir com uma roupa confortável e que seja fácil para vestir.

Com estas informações será feito o diagnóstico nutricional e em seguida iremos para a prescrição.

Prescrição nutricional: é personalizada, e pode envolver plano alimentar, orientações, suplementos alimentares, entre outros. A prescrição poderá ser feita e entregue no momento da consulta ou nos dias seguintes. É importante lembrar que a prescrição nutricional é individual, portanto, não deve ser compartilhada com outras pessoas, pois não se adequará ao organismo delas podendo causar prejuízos à saúde.

Consultas seguintes/acompanhamento: o tempo de acompanhamento e o tempo entre cada consulta dependem de cada caso. O importante é seguir as orientações da nutricionista e, caso não consiga ou tenha dúvidas, entrar em contato o mais breve possível.

Obs: é fundamental que as crianças sejam acompanhadas da pessoa que cuida delas no dia a dia e que conheça bem seus hábitos e histórico de saúde.

Abraços,

Cleunir Luchini
Nutricionista clínica – Adultos
CRN10 4015

Elizângela Camargo
Nutricionista clínica – Bebês, crianças e gestantes

Você gostou deste artigo? Deixe seu comentário, é muito importante receber sua participação!