[email protected] (048) 3307-1396
A verdade sobre os suplementos alimentares
28 de abril de 2013
0

capsula_frutas-570x387

Você quer saber mais sobre suplementos alimentares? Eles realmente cumprem tudo que prometem? Quais os segredos? Existe uma maneira melhor de utilizá-los e conseguir mais resultados?

Diariamente ouço pessoas me perguntando sobre determinados alimentos e suplementos, em especial aqueles que estão na moda ou em alta na mídia.

Estou falando daqueles alimentos ou suplementos alimentares que são vendidos como milagreiros anunciados com frases do tipo:

  • Farinha que seca a barriga! Perca 20 kg de gordura!
  • Cápsulas que emagrecem, perca 3kg quilos em 1 semana!
  • Emagreça sem esforço com as sementes maravilhosas!
  • Tome as cápsulas e reduza o seu colesterol!
  • O suplemento que os artistas estão usando!

Quem nunca viu estes anúncios?

E são muitos deles, envolvendo produtos como a cafeína, chia, linhaça, óleo de coco, ômega 3, chás, shakes e muitos outros….

O que eu costumo responder às pessoas que me perguntam sobre eles é a uma frase de Aristóteles: “Andorinha sozinha, não faz verão.”

Um alimento ou suplemento sozinho, ajuda, porém não faz milagres! Não espere que comer 1 colher de linhaça por dia irá fazer você emagrecer 5kg se você ficar sentado (a) no sofá o dia todo, comendo sorvete e chocolate.

Para estes suplementos funcionarem, é necessária uma dieta equilibrada e prática de atividades físicas para que se chegue ao resultado desejado e, o mais importante, para que este resultado seja duradouro.

Os super alimentos ou suplementos alimentares são aliados, ou seja, ajudam, mas se você fizer a sua parte também.

Outro ponto importante dos suplementos é que eles não funcionam para todos. Cada alimento e/ou suplemento funciona bem conforme o organismo que irá recebê-lo, então o que funcionou para a sua amiga (o), não necessariamente irá funcionar para você e o que é pior, ainda pode prejudicar a sua saúde.

O ideal é consultar um nutricionista, tanto para ajudar a equilibrar a sua dieta, quanto para utilizar estes aliados corretamente.

Então aqui vão as minhas dicas para você sobre os alimentos e suplementos da moda:

  • Cuide da sua saúde! Procure um nutricionista para tirar as suas dúvidas e ver se o alimento é destinado ao seu organismo.
  • Olhe o suplemento/alimento como um aliado, que irá ajudar você a chegar ao seu objetivo mais rápido, e não como um milagre.
  • Se ajude! Siga as orientações do seu nutricionista para uma alimentação adequada.
  • Pratique atividades físicas, sempre com autorização médica e buscando supervisão de um educador físico.
  • Não se deixe enganar por propagandas que prometem milagres.

Espero ter ajudado vocês a olhar melhor para estes produtos!

Abraços,

Cléo Luchini
Nutricionista – CRN10 4015

Você gostou deste artigo? Então clique no botão do g+1 abaixo para recomendar no google. É muito importante receber sua participação!