[email protected] (048) 3307-1396
Clique aqui para ler todos os artigos
Molho para Salada Light com Gengibre
17 de setembro de 2013
8

Muitos pacientes tem dificuldade para comer saladas, por não gostarem do sabor ou por falta de hábito. Alguns optam pelo uso de molhos e condimentos industrializados para dar mais sabor as folhas. Porém, estes molhos industrializados, em sua maioria, tem grande quantidade de gordura e sódio, muito prejudiciais para a saúde.

Este Molho para Salada Light é muito saboroso, conta com as gorduras boas do azeite de oliva, e com moderada quantidade de calorias e sódio. O gengibre dá um sabor refrescante, ótimo para o verão.

molho para salada

Ingredientes:

3 dentes de alho picados ou macerados
3 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
180mL de azeite de oliva
80mL de vinagre de arroz
4 colheres de sopa de molho de soja light
3 colheres de sopa de mel
150mL de água

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha grande ou em uma garrafa. Misture bem. Leve ao forno microondas por 1 minuto, apenas para dissolver o mel, não coloque mais tempo para evitar que cozinhe.

Retire do microondas, agite bem a mistura, deixe esfriar e sirva. Guarde em uma garrafa ou pote de vidro bem fechado. Pode ser armazenado na geladeira por vários dias.

Aproveite!

 Mini Logo verde

Deixe uma resposta

8 comments

  1. Olá, querida! Muito obrigada por compartilhar conosco essa receita tão rica!
    Gostaria muito de saber por quanto dias, aproximadamente, essa receita pode ser armazenada na geladeira (em um recipiente de vidro).
    Obrigada pela atenção. (:

    1. P.S. Uma outra pergunta que esqueci de fazer: para quem não possui um microondas, qual a recomendação?

      1. Cleo Luchini

        Olá Dalva,

        Pode cozinhar em uma panela comum, em fogo alto, não precisa deixar ferver. Quando começar a soltar vapor já pode desligar e finalizar a receita.

        Abraços!!

    2. Cleo Luchini

      Olá Dalva,

      a duração vai depender dos vegetais/legumes que você utilizar.
      Alimentos como a cenoura, rúcula, repolho, tomate cereja inteiro, broto de alfafa e feijão e outros mais ‘firmes’ duram por volta de 6 dias. Já alimentos como tomate fatiado e pepino fatiado duram +- 3 dias. Alface americana dura +- 4 dias.

      Abraços

  2. Oi Cleo!
    Tudo bem?
    Fico um tanto intrigada com os componentes químicos presentes no molho de soja (shoyo), que, comprovadamente, são muito prejudiciais à saúde. Não haveria uma alternativa mais natural e saudável a esse ingrediente?
    Obrigada,
    Delane

    1. Cleo Luchini

      Oi Delane,
      vou bem e você?

      O molho de soja contém uma grande quantidade de sódio, e este é sim prejudicial a saúde. Porém, observe que nesta receita peço para usar o molho de soja light, que possui redução na quantidade de sódio, e também para utilizar uma quantidade pequena (4 colheres de sopa para aproximadamente 500mL de molho pronto), então ficará bem diluído no prato final. Neste caso, utilizamos o molho de soja sem prejudicar a saúde.
      Se quiser pode retirar o molho de soja que o molho continuará muito saboroso e nutricionalmente rico, pois contém gengibre fresco, alho fresco, alimentos que reforçam o sistema imune.

      Abraços,

  3. Herondina Pereira Vegini

    Parabéns!!!!!Amei o molho c/ gengibre, gostaria de receber outras dicas,bjs.

    1. Cleo Luchini

      Obrigada, que bom que gostou.
      Vou postar mais por aqui
      Bejos