[email protected] (048) 3307-1396
O segredo para escolher carne grelhada no restaurante
13 de fevereiro de 2014
0

Normalmente, quando vamos há um restaurante estilo buffet, a melhor opção entre as carnes são as opções grelhadas, feitas com menos gordura e molhos, certo? ERRADO!

As carnes grelhadas podem ser mocinhas ou vilãs, dependendo da forma como são preparadas.

Leia o texto e saiba como escolher!

1. Carne grelhada: como o próprio nome já diz, trata-se de uma carne feita em cima de uma grelha de metal, onde a gordura pode pingar/escorrer, sem ficar em contato com a carne. O calor poderá vir da queima de carvão (churrasco tradicional, mais perigoso para a saúde pois dependendo da temperatura do carvão poderá soltar compostos tóxicos e cancerígenos), do aquecimento de resistência elétrica ou queima de gás. O aquecimento por resistência elétrica ou a gás são os mais saudáveis, e são boas opções para se ter em casa.

Grelha aquecida com carvão: compostos cancerígenos
Grelha aquecida com carvão: compostos cancerígenos
Grelha elétrica: mais saudável. A grelha a gás também é uma boa opção.

2. Carne preparada em chapa tipo fritura de superfície: é como a maioria dos restaurantes preparam as carnes que são servidas como “grelhadas”. A carne é disposta em cima de uma chapa aquecida, com uma quantidade excessiva de óleo, o que agrega muita gordura a carne. Além de adicionar o óleo, a própria gordura da carne fica presente, pois não tem para onde escorrer. Estas carnes normalmente são mais brilhantes, e você pode ver o funcionário jogando óleo sobre as carnes que estão chapeando. Geralmente os peixes são preparados desta forma, e com bastante óleo, pois grudam com facilidade.

+ Gordura!

Peixe Chapeado com óleo
Chapa com muito óleo/fritura de superfície: escolha ruim.

3. Carne preparada em chapa com menos óleo: é preparada em chapa aquecida, porém com menos óleo, fica mais sequinha e saudável, porém, a gordura da carne não escorre. Se você preparar um filé de frango em uma frigideira anti-aderente sem utilizar óleo, estará fazendo um frango chapeado mais saudável.

 

A quantidade de gordura presente na carne muda muito conforme a preparação, fique atento na hora de escolher a carne no restaurante, fuja das carnes brilhantes de óleo.

Abraços,

Nutricionista Florianopolis