[email protected] (048) 3307-1396
Clique aqui para ler todos os artigos
O que são Probióticos
20 de agosto de 2012
1

A microbiota intestinal é constituída por inúmeras espécies de bactérias que vivem em harmonia no intestino humano e trazem benefícios para o organismo. Seu bom funcionamento é de extrema importância para uma boa saúde. Quando a microbiota intestinal está em boas condições, com a quantidade necessária de bactérias, ajuda o organismo de diversas formas, entre elas melhorando o trânsito intestinal, a absorção de nutrientes e evitando que bactérias maléficas ao organismo se instalem no intestino. Porém, quando por algum motivo a microbiota intestinal encontra-se prejudicada, o funcionamento do intestino fica prejudicado, e os Probióticos podem ajudar na sua recuperação.

Os Probióticos são suplementos alimentarem que contem uma determinada quantidade de microrganismos vivos, capazes de recuperar a microbiota intestinal natural e regularem a sua função. A maioria dos microrganismos usados nos Probióticos já está presente naturalmente no intestino humano, e são bactérias dos gêneros Lactobacillus e Bifidobacteruim.

Comprovadamente, quando bem administrados, podem ocasionar melhora da função imune, da absorção de vitaminas e minerais, proteção contra patógenos (bactérias e outros microrganismos que podem causar doenças), melhora na digestão da lactose em indivíduos com intolerância a lactose e diminuição da constipação. Devido a estas alterações, podem também contribuir em programas para perda de peso.

Hoje uma enorme quantidade de alimentos com Probióticos está disponível no mercado, em sua maioria são laticínios, como iogurtes e leites fermentados.

E você sabe o que são Prebióticos?
Aguarde, o próximo post irá explicar o que são Prebióticos e a sua diferença com os Probióticos!


Cleunir Maximilya Luchini
CRN 10 4015

Você gostou deste artigo? Então clique no botão do g+1 abaixo para recomendar no google. É muito importante receber sua participação!

Referência:
SAAD, Susana Marta Isay. Probióticos e prebióticos: o estado da arte. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2006, vol.42, n.1, pp. 1-16. ISSN 1516-9332. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322006000100002>

 

 

Deixe uma resposta

1 comment

  1. […] Prebióticos são componentes alimentares que beneficiam os Probióticos (para saber o que são probióticos clique aqui). […]