[email protected] (048) 3307-1396
Clique aqui para ler todos os artigos
Dieta pré-vestibular – Como render nos estudos e não engordar antes das provas!
13 de maio de 2013
1

Nozes - Nutricionista FlorianopolisA época de estudo para vestibular é bem difícil e exige dedicação quase exclusiva dos estudantes. São meses e meses, sentados estudando quase o dia inteiro. A pressão para passar e a falta de tempo para lazer vão gerando uma ansiedade muito grande, que em muitas vezes resulta em má alimentação e ganho de peso durante o tempo de estudos.

Porém, uma nutrição adequada é fundamental nesta época, só assim o cérebro conseguirá funcionar bem e assimilar todo o conteúdo estudado.

Semana passada, dei uma entrevista ao Diário Catarinense sobre a alimentação na época de provas. Vou colocar esta dica aqui para os leitores do site, e ainda complementar com mais informações.

Se você quer render nos estudos e garantir a boa saúde, siga estas dicas:

1 – Faça um bom café da manhã! Você passou várias horas dormindo e neste meio tempo seu organismo não recebeu nenhum alimento, logo, irá acordar lento e com a reserva de energia baixa. Portanto, assim que acordar, faça um bom café da manhã, isto irá garantir energia para você estudar a manhã inteira. Opte por uma fruta, uma opção de carboidrato integral (como uma torta integral ou um sanduíche com pão integral), e uma opção fonte de proteína como leite ou iogurte.

2 – Lanche de 3 em 3h. Quando você passa um longo período sem comer, seu organismo entende que está em risco, que não irá mais receber comida. Quando isso acontece, o corpo começa a poupar as reservas de energia, fazendo com que o metabolismo fique lento. Com isso, você passa a ficar sonolento, irritado e cansado. Além disso, o corpo entende que vai ficar muito tempo sem comer, estocando tudo o que você consumir na próxima refeição, causando ganho de peso e gordurinhas localizada.

Boas opções de lanche: frutas, nozes, castanhas, sucos, vitaminas, iogurte, açaí.

3 – Troque o café pelo chá verde. A cafeína em excesso, presente em café, energéticos e suplementos com guaraná em pó, levam a um estado de agitação, aumentando a ansiedade e dificultando a concentração. Prefira Chá verde. O Chá verde é feito com as folhas da planta Camellia Sinensis, e além de conter cafeína, contém L-teanina. A L-teanina é um aminoácido que, em combinação com a cafeína, melhora a concentração e a memória, causando um estado de relaxamento desperto.

4 – Consuma ômega 3. O ômega 3 têm várias funções no organismo, entre elas melhorar os processos regenerativos do cérebro e melhorar o sistema imune. Ele pode ser encontrado nos peixes, principalmente em sardinha, atum, salmão e arrenque; e também nas nozes.

5 – Reserve tempo para comer! Faça o planejamento dos estudos do dia, e inclua as pausas para comer. No mínimo 20 minutos para ficar sentado na mesa comendo (some aos 20′ o tempo para ir até o restaurante ou preparar a refeição, servir-se, e depois voltar para o local de estudo). Deguste a comida, mastigue bem, descanse, e só depois volte a estudar. Reserve 10 a 15 minutos para os lanches.

E por último, chamo a atenção para a alimentação na véspera de provas: fuja de comidas muito gorduras (frituras, churrasco  massas com molhos de queijo, etc) ou muito condimentadas (com muita pimenta, mostarda e outros temperos fortes). O excesso de gordura e temperos fortes, mais o nervosismo, podem fazer com que você passe mal durante  a prova!

Caso você esteja ganhando peso, ou se sentindo com falta de energia para estudar, marque a sua consulta com um nutricionista para um acompanhamento personalizado.

Abraços,

 

 

Deixe uma resposta

1 comment

  1. Parabéns pelo trabalho Cleo! Já encaminhei o link para os nossos alunos!!!

    Equipe do Pré-Vestibular Conexão – Sistema Positivo