[email protected] (048) 3307-1396
Clique aqui para ler todos os artigos
Dieta vegetariana e a vitamina B12
16 de maio de 2013
0

Dieta Vegetariana Nutricionista Florianopolis

A dieta vegetariana pode ter várias classificações, conforme os alimentos que são incluídos ou não na dieta.

Hoje vou falar sobre os ovolactovegetarianos, ovovegetarianos, lactovegetarianos e os vegetarianos estritos.

Ovolactovegetarianos são as pessoas que seguem uma dieta sem nenhum tipo de carne, consumindo o restante dos alimentos de forma normal, incluindo ovos, leite e seus derivados.

Ovovegetarianos sãos as pessoas que seguem a dieta sem nenhum tipo de carne, leite e seus derivados, mas consomem ovos.

Lactovegetarianos são as pessoas que consomem leite e seus derivados, mas não consomem ovos.

Vegetarianos estritos (Estritos e não Restritos, como erroneamente é colocado por algumas fontes) são as pessoas que seguem a dieta sem nenhum tipo de carne, nem ovos, leite e seus derivados.

Estou falando destes dois tipos de dieta, pois hoje vou falar sobre a Vitamina B12 e a sua relação com a dieta vegetariana.

A vitamina B12 ou cianocobalamina é uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada exclusivamente por microrganismos, encontrada em praticamente todos os tecidos animais. No organismo contribui para o funcionamento do sistema nervoso e hematopoiético.

A vitamina B12 pode ser estocada no fígado durante 3 a 5 anos, porém, não é possível prever o tempo que o organismo irá demorar para usar toda a reserva quando deixamos de consumir as fontes desta vitamina, ou seja, deixamos de abastecer nossa reserva.

A deficiência da vitamina B12 pode causar diversos prejuízos ao organismo,  prejuízos ao sistema nervoso como perda da memória, defict cognitivo e transtornos depressivos e também alterações hematológicas como diminuição da hemoglobina, caracterizada por anemia. A deficiência crônica mantida por muitos anos, pode levar a danos neuropsiquiátricos irreversíveis.

Gestantes com deficiência de vitamina B12 podem ter bebês com mal-formação.

Esta vitamina está presente somente em alimentos de origem animal, como carnes, leite e ovos.

Portanto, os vegetarianos que consomem ovos ou leite e seus derivados podem consumir a quantidade necessária da vitamina B12 vinda da alimentação, bastando apenas seguir uma dieta equilibrada. Atenção, caso você tenha uma dieta desequilibrada, é interessante você passar pela avaliação de um nutricionista ou médico, para verificar uma possível deficiência em B12.

Os vegetarianos estritos, que não consomem nenhuma fonte de vitamina B12 (carne, leite e ovos) devem fazer a suplementação da vitamina. É necessário também que seja feito uma avaliação para investigar uma possível deficiência já instalada no organismo e tratar de forma adequada.

Qual suplemento utilizar?

Devem ser utilizados somente os suplementos sintetizados em laboratórios. Em laboratórios a vitamina B12 é obtida por cultura de bactérias, não envolvendo uso de animais.

Posso utilizar a vitamina B12 encontrada em algas?

Não, a vitamina B12 encontrada em algas é inativa em mamíferos. Ela eleva a quantidade da vitamina no sangue, mas não tem função no organismo, causando os mesmos danos ao organismo.

Outras pessoas que não são vegetarianos estritos também podem desenvolver deficiência de vitamina B12, neste caso por alterações na absorção da vitamina no intestino.

Um abraço,